PEFUS

PEFUS

O Programa de Exercícios Físicos em Unidades de Saúde (PEFUS) foi idealizado na cidade de Rio Claro, estado de São Paulo em 2001, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Inicialmente era um programa de atividade física experimental para atender pacientes obesos, hipertensos e diabéticos cadastrados em unidades básicas de saúde (UBS). Até 2007, outras quatro UBS já eram atendidas também. Os alunos (pacientes) são encaminhados ao programa pelo médico ou equipe de saúde das UBS. Também são recebidos com freqüência pessoas da comunidade que vivem próximo às unidades.

São ofertadas aulas 2 vezes por semana com duração de 60 minutos nas próprias unidades de saúde, ou locais próximos. São aplicados exercícios motores que trabalham a força, flexibilidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e exercícios cardiorrespiratórios. Para o acompanhamento dos alunos, são realizadas avaliações funcionais, bioquímicas e composição corporal 3 vezes por ano, a fim de oferecer subsídios para um planejamento adequado das atividades, assim como para observar a efetividade do treinamento.

O programa conta com coordenação do Prof. Dr. Eduardo Kokubun e orientação de docentes e alunos de pós graduação do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde (NAFES) o programa também contribui para a formação dos alunos da graduação através de estágios supervisionados, para atuarem futuramente nas Unidades de Saúde.

Video
Prêmio Mais Movimento, realizado pelo PNUD e 2016.

Deixe Seu Comentário: