PROFIT

PROFIT

O Programa de Atividade Física para Terceira Idade (PROFIT) foi fundado em março de 1989 pelo professor Dr. Sebastião Gobbi, vinculado ao Departamento de Educação Física, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Rio Claro/SP e ao Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (LAFE), e apoiado pelo Núcleo UNESP-UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) e pela Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). O PROFIT tem como objetivos principais proporcionar por meio da atividade física sistematizada a manutenção da independência e autonomia funcional do idoso em um contexto lúdico e o auxílio na formação de graduandos e pós-graduandos de Educação Física, além de contribuir na ampliação de conhecimentos científicos acerca da interação entre envelhecimento e atividade física.

O programa é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e conta com diferentes modalidades de exercícios, dentre elas atividade física geral, dança, treinamento de capacidade aeróbia e musculação, que são oferecidas ao longo do ano à escolha dos idosos. Para tanto, ao ingressar no programa, os participantes devem apresentar resultado de consulta médica, informando sobre patologias e medicamentos, bem como eventuais opiniões sobre a participação do idoso no programa de atividade física. Para o acompanhamento dos alunos são realizadas três vezes por ano uma avaliação dos componentes da capacidade funcional e composição corporal, a fim de oferecer subsídios para um planejamento adequado das atividades, assim como para observar a efetividade do treinamento. As sessões das atividades ocorrem três vezes por semana com duração 60 minutos.

Atualmente o programa conta com coordenação do Prof. Dr. Eduardo Kokubun e orientação de docentes e alunos de pós graduação do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde (NAFES).

Deixe Seu Comentário: